Assassin's Creed Shadows

Assassin's Creed Shadows Hands-On Preview: Vivendo as Fantasias de Samurai e Shinobi

Samambaia

1/24/202512 min read

A narrativa imediatamente estabelece grandes expectativas para a história de AC Shadows, com o prólogo terminando em um ponto alto emocional que fez tudo o que pôde para me fazer chorar. Rapidamente me vi apegado a Naoe como resultado, com um desejo sério de assassinar os stand-ins dos Templários/Ordem dos Antigos, os Shinbakufu. Com base na linha do tempo do Assassin's Creed, essas figuras devem ser "Templários", mas resta saber como isso se abala exatamente. Sua introdução específica, que a Ubisoft chama internamente de Assembleia dos Inimigos, certamente tornou sua ameaça a Naoe e ao Japão palpável.

Eu não vi como Yasuke e Naoe se juntam, que é a maior pergunta que eu tinha saindo disso. Presume-se que eles começariam em lados opostos da história de AC Shadows, talvez como inimigos, e esse parece ser o caso. Mas vendo como foi emocionante apenas a primeira hora, estou animado para ver como a história os une e se desenvolve a partir daí.

História e jogabilidade de mundo aberto: Shadows Over Japan

Depois de terminar essa seção do prólogo, a Ubisoft entrou na área de mundo aberto da AC Shadows. Tivemos acesso a uma linha de missão principal, The Noble, e a uma pequena parte do mundo aberto. Não é certo quantas horas no jogo a Ubisoft saltou à frente, mas eu tive acesso aos dois personagens e ao equipamento de nível 25. Eu carreguei nesta seção como Naoe, ignorei o doador de missões na minha frente e procurei o ponto mais alto da área. Corri rapidamente para isso, determinado a obter essa sincronização e ansioso para ver mais do parkour.

AC Shadows Parkour permanece um meio-termo

Em todos os jogos de Assassin's Creed, o parkour está sujeito à localização. Cidades mais apertadas como Paris em AC Unity contribuíram para alguns dos melhores e mais técnicos parkour da franquia, mas os locais mais abertos de AC Origins, Odyssey e Valhalla reduziram consideravelmente. O Parkour no AC Mirage foi melhor, mas não tão mecânico quanto as entradas anteriores. Para AC Shadows, o parkour parece mais chamativo e melhor do que outros jogos de mundo aberto da AC, mas não tão bom quanto Mirage. Naoe é ágil e rápido, eficaz em se mover de ponto a ponto. No entanto, está claro que o parkour em AC Shadows ainda é mais sobre navegar de A a B do que a expressão do jogador, embora o estilo de Naoe seja agradável de assistir. Até mesmo encontrar caminhos básicos e delineados para o parkour era um desafio, e a arquitetura do Japão exigia um gancho ao querer escalar muitas estruturas, interrompendo o fluxo de movimento.

Yasuke se destaca acima de muitos outros personagens em AC Shadows, tornando-o eficaz em uma luta, mas ruim no parkour, e isso é muito divertido de experimentar. Ele é mais robusto do que Naoe, balançando lentamente um pé ao redor do outro ao caminhar sobre telhados apertados com estrutura em A. Correr pelas paredes o vê alcançar como uma criança tentando escalar algo para o qual eles são muito baixos por causa das limitações de sua armadura e tamanho. Meu favorito é dar um salto de fé em um palheiro porque, nunca em um jogo anterior, alguém falhou de forma tão espetacular e hilária.

É possível fazer parkour e se esgueirar como Yasuke? Com certeza. Mas onde vem naturalmente e simplesmente para Naoe, é mais desafiador para Yasuke e um pouco mais divertido (pelo menos em alguns cenários). Em vez de movimentos graciosos, o melhor uso para Yasuke é se agachar e se mover pela lateral de um telhado. Em vez de subir por qualquer parede, os jogadores precisam escolher caminhos deliberados e não intuitivos para Yasuke. E seu salto de fé pode não ser bonito, mas é eficaz.

Stealth brilha nas sombras

Stealth é tão importante para a franquia que é bastante surpreendente que AC Shadows seja o primeiro jogo com uma mecânica propensa, mas a maneira mais fácil de colocar isso à prova é com uma comparação direta entre Yasuke e Naoe. Entre algumas recargas, reproduzi um pequeno encontro algumas vezes para ver como funcionaria com Yasuke e Naoe. Era uma área bem pequena, com alguns telhados, um sino para reforços e algumas entranhas. Havia um inimigo forte na seção mais interna, um na entrada e dois por aí. Todos os sinos que encontramos até agora estavam em uma plataforma elevada, muitas vezes mais alta do que os edifícios próximos, e tirá-los para evitar reforços é relativamente fácil.

Usar ferramentas do Assassin's Creed, como kunai e bombas de fumaça, torna as eliminações tão simples quanto Naoe, garantindo que a jogabilidade furtiva flua bem. Prono torna mais fácil contornar locais ou quebrar a linha de visão e, como resultado, qualquer inimigo comum é um alvo fácil para Naoe. Inimigos de nível superior podem bloquear assassinatos, no entanto. Claro, Naoe brilha melhor em uma luta individual. Reexperimentar a área com combate aberto rapidamente fez questão de que Naoe não foi construído para enfrentar vários inimigos. Da mesma forma, tentar fazer a área como Yasuke provou que o combate aberto é mais eficaz, embora com tão poucos inimigos, tirá-los de longe com um arco faz maravilhas.

A certo, decidi deixar os inimigos tocarem a campainha para ver quanto tempo Yasuke poderia sobreviver contra reforços. Alguns reforços assumem a forma de Guardiões: inimigos maiores e mais poderosos dos inimigos tradicionais. Mesmo em combate aberto 1:1, eles provaram ser um desafio, garantindo que os jogadores que ultrapassam os limites da furtividade e do combate também recebam pushback do jogo. Isso cria um certo atrito que é agradável se os jogadores quiserem testar suas habilidades, mas também garante que haja um certo nível de perigo caso as coisas não saiam como planejado.

Será interessante ver como a detecção funciona bem em toda a AC Shadows, mas vale a pena notar que eu nunca fui detectado injustamente. Se alguma coisa, pode balançar para o outro lado, porque houve algumas vezes em que eu deveria ter sido detectado e não fui. No geral, porém, a furtividade brilhou em nosso tempo com AC Shadows.

Combate: Cumprindo a Fantasia de AC Shadows

Os esquemas de controle de Naoe e Yasuke são exatamente os mesmos, mas a "sensação de jogo" por trás da entrada garante que cada personagem se sinta diferente. Naoe é ágil, ágil, ótimo em furtividade e capaz de lidar com inimigos sozinho, mas, se cercado por inimigos, correr se torna uma opção mais atraente. Da mesma forma, Yasuke é ótimo para atacar castelos e eliminar inimigos à esquerda e à direita. Há uma forte compreensão da fantasia Samurai com Yasuke e da fantasia Shinobi com Naoe, e o jogo garante que haja muitas oportunidades para satisfazer um ou outro.

Embora não haja dúvida de que haverá jogadores que preferem Yasuke ou Naoe em AC Shadows, muitas vezes eu me peguei pensando: "Oh, se eu fosse Yasuke" ou "Oh, isso seria melhor se eu fosse Naoe". Em geral, o design da missão geralmente garante que Yasuke e Naoe sejam viáveis, e entregar-se a uma fantasia cria um ciclo de feedback onde a outra fantasia vem à mente. Os protagonistas duplos em videogames é um conceito complicado, mas o design de AC Shadows garante que ambos os personagens estejam sempre em mente.

NOTA:

No mundo aberto, os jogadores têm algumas maneiras de trocar personagens praticamente na hora. No entanto, ao completar elementos lineares da missão da história, eles não podem trocar até que tenham a escolha.

Embora a maioria das missões pudesse ser concluída com qualquer um dos personagens, uma missão parecia que éramos o personagem "errado". Envolveu visitar um santuário para recuperar uma criança, mas enquanto estávamos lá, fomos emboscados por vários shinobi. Como Naoe, fomos rapidamente separados pelo volume de inimigos e foram necessárias várias tentativas e uma abordagem pouco ortodoxa para completar. Como Yasuke, teria sido fácil cortá-los.

Para a maioria das missões, qualquer um dos personagens parecia uma escolha viável; nesta missão, foi claramente mais projetado para Yasuke porque a furtividade nem era uma opção. Estávamos presos na luta até que eles fossem derrotados, sem nenhuma maneira de saber o que iria acontecer antes. Salvamentos de decisão temporária ou, talvez, personagens recomendados ao iniciar uma missão também poderiam corrigir isso, tecnicamente falando, mas isso pode ir contra o design do protagonista duplo. Durante nossas seis horas de jogo, esta foi a única vez que um problema surgiu com a escolha do jogador, mas é lógico que jogadores inconscientes às vezes podem entrar no cenário errado com o personagem errado. Às vezes isso pode ser divertido, mas essa é a troca com a maioria das missões que trabalham com o protagonista da AC Shadows.

Como esta é uma linha de missão principal, não quero ficar muito "nas trincheiras" com spoilers. Permita-me dizer que envolveu descobrir quem era um dos Shinbakufu e uma ameaça que eles eram para a província de Harima. Após um ataque, os jogadores devem rastrear algumas pistas para revelar lentamente quem é o Shinbakufu e, em seguida, impedir que seu plano funcione. A abordagem mais cinematográfica garantiu que todos os personagens envolvidos se sentissem realizados, não havia um inimigo super óbvio e, talvez mais importante, fez com que esse alvo de assassinato parecesse mais realizado. Em alguns dos jogos AC recentes, ou seja, Odyssey, Valhalla e até Mirage, alvos de assassinato fora do líder às vezes pareciam mais ninguém inomeso do que ameaças aos Assassinos/locais. Este alvo parecia um personagem real e importante, não apenas um mecânico. Esta linha de busca fez muito para colocar nossas altas emoções do prólogo em um pêndulo e balançar para o outro lado, nos fazendo considerar as motivações e realidades do alvo do assassinato.

A coisa notável, que pode não se aplicar a todos os principais alvos de assassinato, foi a escolha apresentada de assassinar o alvo ou deixá-lo viver. Até a minha memória, desde que o Assassin's Creed introduziu a escolha, isso nunca foi uma opção. O resultado era previsível, mesmo quando se optava por poupá-los, mas criou uma perspectiva de RPG de ambos os protagonistas de Assassin's Creed Shadows.

NOTA:

As cinemáticas e as cenas dão vida a essa história, mas ao falar com NPCs menos importantes ou outros personagens no diálogo padrão, há alguns diálogos muito de madeira e sem vida. Mesmo sem as excelentes cinemáticas, essas opções teriam se destacado, mas as cinemáticas certamente as tornam ainda mais aparentes.

Jogabilidade de mundo aberto em AC Shadows

A fórmula tradicional de mundo aberto da Ubisoft pode ser bastante criticada por ser uma enorme caixa de areia com muitos pontos e pontos de interesse espalhados pelo mapa, sobrecarregando os jogadores com o grande número de coisas disponíveis para fazer ao mesmo tempo. Enquanto esta prévia se concentrou em um local específico dentro do maior mundo aberto, o gerenciamento de mundo aberto da AC Shadows a torna mais digerível. Ter acesso a todo o mapa pode mudar isso, mas à medida que a névoa sobre o mapa foi removida e os pontos de interrogação começaram a aparecer, nunca pareceu esmagador. Havia alguns POIs espalhados pela área e verificá-los produzia missões e atividades, mas não estavam todos lá de uma vez, o que foi útil.

Mesmo algo como contratos Assassino não apareceria no mapa, a menos que os jogadores os aceitassem em seus esconderijos da cidade. Ainda é um mundo aberto no estilo Ubisoft, mas parece que há atenção para não inundar os jogadores com marcadores de mapas. Revelá-los no mapa levou a atividades como treinar Yasuke em formas de combate e competições de tiro com arco a cavalo, enquanto outros eram locais para enfrentar inimigos, adquirir saques e seguir em frente. Se o ritmo de todo o mundo aberto seguir a mesma filosofia, deve ser um mundo aberto mais gerenciável da Ubisoft.

Pequenos detalhes se escondem nas sombras

A atenção aos detalhes e garantir que um jogo massivo seja imersivo, intuitivo e entrelaçado em uma escala menor importa, e muitos pequenos detalhes em AC Shadows se destacam. A diferença de altura/perspectiva entre Naoe e Yasuke não é necessariamente perceptível, mas está lá. A colocação de Santuários é intencional. Yasuke não vai assassinar um inimigo por trás, em vez disso, chamar a atenção deles e entregar o golpe de assassinato de frente. Os pequenos detalhes de como cidades, NPCs e animais reagem às estações, e até mesmo como os NPCs respondem quando olhados por um samurai estão todos ligados à honra da cultura japonesa. Meu favorito é como, no Hideout e em certos locais internos, Naoe ou Yasuke (automaticamente) tiram os sapatos.

Obviamente, não posso falar sobre todos os aspectos da cultura japonesa honrados por pequenos e grandes detalhes, ou as possibilidades de quaisquer erros, mas parece que a Ubisoft trabalhou para garantir que pequenos detalhes se alinhassem com suas ambições maiores.

The Hideout: Uma Base Personalizável para Naoe e Yasuke

Nossa sessão de jogo chegou ao fim com uma hora no Hideout. Em algum momento da história, Naoe e Yasuke estabelecem um esconderijo para sua rede de espionagem, onde NPCs recrutados, NPCs de história e outros preenchem. De muitas maneiras, isso é o equivalente ao Ravensthorpe do AC Valhalla, onde os jogadores podem fazer compras, fazer atualizações, interagir com NPCs e influenciar o assentamento. No entanto, onde Ravensthorpe só era atualizável, o Hideout é completamente personalizável. O Hideout possui um sistema de grade onde os jogadores podem colocar edifícios, personalizar seus internos e externos e atualizá-los para mais espiões, melhores ganhos de experiência, melhores armas e armaduras e assim por diante.

Os elementos mecânicos são ótimos para progredir ao longo do jogo e incentivar os jogadores a coletar recursos, mas os jogadores também podem decorar o terreno como quiserem com várias árvores e cosméticos. Os cosméticos internos podem consistir em pinturas que os jogadores fazem enquanto exploram o mundo aberto, entrelanhando o esconderijo com outros sistemas de jogo. Onde isso melhor brilhou é o número de animais que os jogadores podem colocar em seus esconderijos.

Assim que percebi que poderia colocar filhotes de Shiba Inu e outras raças de cães no esconderijo, fui para uma pequena área parecida com uma ilha. A área de Hideout é um vão de terra bastante bom, dividido por um rio de outra seção menor de terra. Coloquei o máximo de cães lá que pude, me certifiquei de que eles tivessem comida e um lago para água, e percebi que precisavam de abrigo quando começou a chover. Claro, eles não mecanicamente "precisam" dessas coisas, mas era um ótimo santuário de filhotes, embora rapidamente jogado junto. Eu me certifiquei de acariciar vários deles antes de voltar minha atenção para outro lugar; se nada mais, eu não esperava fazer um santuário de filhotes em AC Shadows.

Os elementos mecânicos são ótimos para progredir ao longo do jogo e incentivar os jogadores a coletar recursos, mas os jogadores também podem decorar o terreno como quiserem com várias árvores e cosméticos. Os cosméticos internos podem consistir em pinturas que os jogadores fazem enquanto exploram o mundo aberto, entrelanhando o esconderijo com outros sistemas de jogo. Onde isso melhor brilhou é o número de animais que os jogadores podem colocar em seus esconderijos.

Assim que percebi que poderia colocar filhotes de Shiba Inu e outras raças de cães no esconderijo, fui para uma pequena área parecida com uma ilha. A área de Hideout é um vão de terra bastante bom, dividido por um rio de outra seção menor de terra. Coloquei o máximo de cães lá que pude, me certifiquei de que eles tivessem comida e um lago para água, e percebi que precisavam de abrigo quando começou a chover. Claro, eles não mecanicamente "precisam" dessas coisas, mas era um ótimo santuário de filhotes, embora rapidamente jogado junto. Eu me certifiquei de acariciar vários deles antes de voltar minha atenção para outro lugar; se nada mais, eu não esperava fazer um santuário de filhotes em AC Shadows.‹

Saindo das Sombras

Estou esperando por Assassin's Creed Shadows desde que a AC3 o teveu pela primeira vez com um portão Torii, e o Japão tem sido um dos cenários mais solicitados da franquia. A espera e a demanda colocaram muita pressão sobre a Ubisoft, mas depois de seis horas com o jogo, minha antecipação acima da média disparou, meus escrúpulos foram esmagados e minhas expectativas foram superadas. Se a versão completa do jogo faz jus aos seis que joguei, então parece que o próximo jogo de mundo aberto Assassin's Creed lançará uma longa sombra para entradas futuras.